Conseguir melhores resultados na gestão de frotas é um dos objetivos da grande maioria — senão de todos — os gestores. Mas, para alcançar resultados satisfatórios, é necessário fazer modificações, implementar melhorias e, principalmente, realizar controles. Se você não controla sua operação, dificilmente saberá identificar a causa dos gargalos e o que deve ser feito para que os problemas sejam eliminados.
Nesse artigo de hoje vamos oferecer algumas dicas que podem ajudar a transformar a gestão de frotas e conquistar o objetivo de apresentar resultados otimizados. Confira!
Faça a previsão de gastos
É possível prever alguns gastos que você precisará suprir em sua frota. Entre eles, podemos citar: gastos com manutenções preventivas, trocas de peças e acessórios e até mesmo a média de combustível.
Se você prevê seus gastos, é mais fácil se organizar para que eles caibam eu seu orçamento e dificilmente você será pego de surpresa com alguma conta que não estava prevista.
Confira também o nosso artigo sobre Como Prevenir Gastos na sua Gestão de Frotas com DVR Veicular.
Faça monitoramento de todas as entregas
Esse é um ponto que pode trazer diversos benefícios: você pode fornecer a seus clientes informações sobre a mercadoria e qual é o status do transporte, identificar desperdícios e controlar tempo de ociosidade de motoristas e do veículo.
Ou seja, é possível obter informações de diversos aspectos da operação com apenas um controle.
Faça controle de custos por viagem
Só é possível pensar em redução quando existe um controle efetivo da operação. Além disso, é através desse controle de custos que é possível realizar comparativos e saber onde estão os desperdícios ou os maiores gastos.
O controle de custos de viagem inclui abastecimento, refeições do motorista e pedágios.
Faça a gestão da disponibilidade da sua frota
Através disso você consegue controlar a disponibilidade de cada veículo para as entregas, além de ter acesso ao status das viagens de cada veículo em operação. É possível também estabelecer um cronograma para todos os veículos dentro de determinado período.
Você pode alinhar essas informações com o setor de vendas e informar sobre a capacidade total de entrega que sua frota consegue alcançar — isso porque é muito comum que esses setores trabalhem de forma independente, o que muitas vezes acaba fazendo com que o comercial venda muito mais do que a frota é capaz de suprir, ou que veículos fiquem ociosos por falta de programação por parte do comercial.
Faça monitoramento de prazos
Com rotinas apertadas, alguns gestores acabam perdendo prazos e pagando multas por atrasos no pagamento da documentação dos veículos da frota. Além disso, é preciso estar atento aos prazos para renovação de documentos.
Fazer a gestão de frotas de uma empresa não é uma tarefa fácil e pode acabar sendo desgastante, principalmente pelo fato de que os gestores sempre são pressionados para apresentar melhores resultados à diretoria. Claro que existem outras medidas que podem ser tomadas que irão ajudar a transformar sua gestão, mas as que citamos hoje são simples e podem contribuir para que grandes mudanças ocorram.
Agora, conte-nos: como é feita a gestão de frotas em sua empresa? Não deixe de ver também nosso artigo sobre O que um Gerente de Frotas Deve Considerar ao Escolher um Bom Sistema de Monitoramento.
Deseja contribuir com mais alguma dica? Deixe suas opiniões nos comentários e assine nossa newsletter para receber mais dicas como essas!