Pesquisa da Associação de Gestão de Despesas de Veículos (Agev) revelou que os prejuízos causados por acidentes de trânsito com caminhões podem ser até 12 vezes maiores do que os causados pelo roubo de cargas.
Qual o motivo do prejuízo 12 vezes maior?
Os prejuízos atingem não apenas motoristas e transportadoras, mas também os clientes. Os custos com roubo de cargas costumam ser cobertos pelo seguro feito pelas empresas, porém o mesmo não vale para os acidentes de trânsito, que geram custos adicionais às empresas, como por exemplo:
- Os dias que os caminhões ficam parados em conserto
- O afastamento dos funcionários hospitalizados ou em repouso
Qual o motivo dos acidentes que envolvem caminhões?
A imprudência dos motoristas tem sido apontada como a principal causa. A maioria das transportadoras trabalha com horário certo para a mercadoria chegar ao seu destino. Nestes casos, por mais que sejam treinados, os motoristas ultrapassam os limites de velocidade, colocando a empresa e suas vidas em risco.
A pesquisa realizada pela Agev ainda mostrou que o mau uso do caminhão também aumenta os gastos com a frota – cerca de 62% dos custos de operação são impactados por procedimentos errados, como dirigir com o pé esquerdo apoiado na embreagem.
Como as transportadoras podem prevenir a imprudência de seus motoristas?
É preciso implementar nos caminhões um sistema de monitoramento por DVR e câmeras embarcadas. Com a gravação permanente das imagens pelo DVR, registra-se o comportamento do motorista e tudo o que ocorre no entorno do caminhão.
A vigilância 24h acaba por evitar novas imprudências, em função da capacidade de se esclarecer judicialmente, a partir das imagens captadas pelas câmeras, qualquer tipo de acidente ocorrido.
Quer saber mais sobre o sistema de vigilância específico para caminhões?