“A logística é obviamente fundamental para empresas de transporte de cargas. Bem administrada, melhora os resultados, reduz custos e pode trazer mais clientes para a companhia. Por outro lado, pode causar prejuízos e perda de clientes se mal elaborada”.
Quem diz isso é o Gestor de Logística da Hyundai, Anderson Rocha, durante conversa com a Busvision. Nesse post, o profissional de uma das maiores empresas automobilísticas do mundo dá dicas de como otimizar a cadeia logística do seu negócio e fala sobre as melhores práticas do mercado.
Confira e preste bastante atenção nos tópicos que podem ser úteis para transformar positivamente a logística de transporte da sua empresa.
Como melhorar a gestão logística de transporte
Segundo Anderson Rocha, há pelo menos três pontos principais que podem ser otimizados para garantir melhores resultados à cadeia logística do seu negócio.
Criação de indicadores
O controle efetivo da operação só pode ser feito se sua empresa estiver acompanhando os indicadores de performance certos. “É preciso que o gestor mantenha apenas indicadores que condizem com a estratégia do setor, como, por exemplo, nível de serviço nas entregas, custos com a frota responsável pelo frete, transitividade do time, etc”, afirma o especialista em logística.
Comunicação entre a equipe
A logística é uma atividade operacional. Apesar disso, o diálogo constante entre os setores é crucial para a superação de pequenos problemas que possam acontecer na entrega, como o desencontro de informações.
“Às vezes a empresa enfrenta problemas na entrega pelo simples fato do gerente de vendas fazer o planejamento de vendas sem consultar o gerente de logística sobre a possibilidade dos veículos da frota atenderem todas as entregas”, explica Rocha. São obstáculos simples, mas que prejudicam o resultado final.
Planejamento de rotas preciso
“Planejar adequadamente as rotas ajuda a otimizar os resultados de entregas para os clientes e reduzir custos”, exemplifica. O desenvolvimento do TI para empresas de transporte faz com que as empresas tenham excelentes ferramentas à sua disposição para essa tarefa, como o rotograma digital falado.
Como conquistar mais clientes
Os clientes querem saber se a transportadora conseguirá fazer a prestação do serviço com excelência. Nesse sentido, os fatores principais levados em conta pela clientela são, segundo Rocha:
- Qualidade do serviço prestado;
- Cumprimento dos prazos;
- Procedimentos bem definidos de carga e descarga;
- Sistemas de rastreamento e monitoramento;
- Garantias sobre a segurança da carga.
Companhias de empresas de transporte e logística que atendem comprovadamente a esses requisitos tem larga vantagem competitiva em relação à concorrência.
A importância da prevenção de riscos em empresas de transporte e logística
Você já acompanhou nesse blog muitos conteúdos sobre os benefícios do gerenciamento de riscos no transporte de cargas perigosas. Medidas preventivas não só evitam problemas, como tornam-se diferenciais da sua empresa para o público.
O especialista em logística da Hyundai falou as práticas mais importantes que devem ser adotadas pelas empresas:
- Utilizar veículos apropriados;
- Fazer uma manutenção preventiva da frota e dos equipamentos;
- Contratar motoristas habilitados para o Transporte de Produtos Perigosos e capacitados no curso MOOP – Movimentação de Produtos Perigosos;
- Seguir o Certificado de Capacitação para o Transporte de Produtos Perigosos a Granel.
Os principais problemas enfrentados e as respectivas soluções
“Os maiores problemas enfrentados são a falta de objetividade no trabalho, ausência de comunicação, carência de trabalho em equipe e um entendimento de toda a equipe sobre o funcionamento da operação, além da quebra de máquinas”, enumera Anderson.
Segundo ele, as melhores maneiras de superar essas adversidades é estimular a comunicação entre os colaboradores, para entender suas demandas e dificuldades, e fazer uma manutenção preventiva dos equipamentos, sempre que possível.
Soluções tecnológicas que podem ajudar: monitoramento embarcado
Empresas de transporte de cargas que lidam com grandes frotas têm dificuldade em administrá-las simultaneamente. Para elas, o monitoramento embarcado por câmeras é uma ferramenta indispensável.
“Podemos controlar toda a operação desde o início, ou seja, da área industrial de recebimento do produto até o embarque final”, declara Anderson, que complementa dizendo que “ela administra as imagens de todas as operações de embarque e qualquer falha durante o processo, podendo ser consultadas até achar onde está ocorrendo o equívoco”, conclui.
Não existe um manual para o sucesso, mas, sem dúvida, as dicas de Anderson Rocha, especialista em logística da Hyundai, podem ajudar bastante a aprimorar a performance da sua empresa de transporte de cargas.
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