Qualquer aspecto na gestão de frota de caminhões — quando não é bem planejado — pode acabar fazendo com que os custos operacionais subam consideravelmente. Em mercados cada vez mais competitivos como o de transportes, operar com custos altos pode tornar o negócio absolutamente inviável e, por isso, cortar gastos se torna tão importante, especialmente no atual momento econômico do país.
Pensando em como podemos ajudar o gestor a superar estes desafios, sugerimos algumas ideias para cortar gastos no gerenciamento de frotas de caminhões. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Então confira agora mesmo:
Antes de cortar gastos, controle seus custos
Para compreender os custos e criar estratégias de corte de gastos, primeiro é fundamental compreendê-los e monitorá-los. Portanto, os gestores devem fazer o acompanhamento de todos os gastos que envolvem sua gestão — isso inclui monitorar custos por viagem, por motorista, com manutenções e trocas de peças, de abastecimento, entre outros. Assim, o gestor passa a ter informações suficientes para compreender melhor suas operações e desenvolve uma base mais sólida para o processo de tomada de decisão para reduções.
Confira nosso artigo Como Prevenir Gastos na sua Gestão de Frotas com DVR Veicular.
Cortar gastos deve ser algo planejado e avaliado cuidadosamente — uma vez que determinados cortes podem acabar representando custos mais elevados posteriormente — como é o caso de quando os gestores abrem mão das manutenções periódicas e precisam gastar mais no conserto dos veículos, por exemplo.
Programar a manutenção preventiva da frota
Uma forma simples de cortar gastos desnecessários, constantemente negligenciada, é o corte de gastos pela PREVENÇÃO. Conforme comentado no item acima, o gestor também deve estar atento à manutenção preventiva de caminhões da frota, que ajuda a identificar possíveis problemas nos veículos e a evitar que os prejuízos possam se tornar ainda maiores, como, por exemplo, mencionamos no artigo sobre Gestão de Pneus.
Infelizmente, muitos gestores ainda consideram essa rotina como um ônus e costumam “deixar para depois”. No entanto, se levarmos em consideração os custos com manutenção X os custos com veículos ociosos aguardando conserto, essa operação acaba sendo importante para evitar prejuízos.
Não negligenciar o planejamento de rotas
Quando as rotas são planejadas adequadamente, é possível identificar quais são os melhores percursos, otimizando o gasto de combustível e tempo de transporte, otimizando os custos operacionais e tornando possível cortar gastos extras. Muito mais do que uma simples decisão, o planejamento de rotas pode aprimorar o serviço da transportadora prevenir custos.
Confira também nosso artigo com dicas para o planejamento de rotas para sua frota.
Melhorar os sistemas de acompanhamento dos motoristas
Um sistema de câmeras de monitoramento que auxilia no monitoramento dos motoristas ajuda os gestores a manter o fluxo de informações constante. Essas informações podem ser utilizadas tanto para acompanhamento da rota, quanto para reportar aos clientes qual é a situação atualizada do transporte de suas cargas. Além disso, sistemas de monitoramento por câmeras que possibilitem a transmissão em tempo real oferecem ainda mais benefícios, como a chance de oferecer suporte operacional e logístico para os motoristas.
Treinar dos motoristas
Existem diversas medidas que contribuem para a redução de custos na gestão de frotas — como por exemplo, a calibragem dos pneus, a direção adequada, entre outras. Porém, para que a redução seja efetivamente alcançada, é necessário treinar e conscientizar os motoristas a respeito das práticas corretas. A importância de seguir o planejamento de rotas também deve ser destacada. Estas e outras dicas você pode encontrar no nosso ebook Capacitação e Treinamento de Motoristas e Colaboradores.
Gostou das dicas? Então não deixe de baixar o nosso ebook Manual Completo do Gestor de Frotas para ficar por dentro de outras práticas que otimizarão os processos operacionais. Confira!
Gostaria de ler mais conteúdos para otimizar sua gestão de frotas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas como essas!