Qual o principal KPI que deve ser melhorado na sua frota? O número de acidentes? Cumprimento de prazos? Nível de satisfação de clientes? Diminuir gastos em combustível? Bem, todos esses itens devem estar inclusos em sua estratégia logística de transporte de cargas.
É preciso ter certeza sobre quais pontos da sua estratégia de logística precisam ser otimizados. Para tanto, é fundamental ter dados e estatísticas. Quanto mais informações estiverem à sua disposição, menos complicado se torna seu trabalho de análise.
Esse diagnóstico será fundamental para identificar os gargalos do seu negócio. Ao conseguir defini-los, você poderá traçar estratégias específicas e pesquisar soluções para resolver o problema.
Nesse post, vamos apresentar as 4 práticas mais eficazes para otimizar a logística de transporte de cargas na sua empresa. Confira!
Identificar os objetivos principais da empresa
Uma dica crucial é criar uma lista de prioridades. Coloque os desafios primordiais em ordem de importância e vá riscando-os aos poucos, conforme a empresa cumpra as novas metas para os indicadores e kpi’s.
Quando a lista estiver completa, refaça o procedimento. Sempre é possível melhorar. Se os indicadores estão melhores que antes, ótimo. Mas você e sua equipe conseguem fazer ainda mais.
Investir em tecnologia de logística de transporte de cargas
Uma etapa fundamental para uma empresa de transporte de cargas otimizar a gestão logística é investir em tecnologia.
As ferramentas são essenciais para potencializar uma estratégia bem feita. São elas que dão o toque final e lhe fornecem as informações para transformar o planejamento em resultado.
As melhores soluções tecnológicas para a logística de empresas de transporte de cargas são:
- DVR Veicular;
- Sistema de gestão de imagens;
- Rotograma falado;
- Software ERP.
Ficar atento aos resultados e também aos processos
Muitos empresários de transporte de cargas caem no erro de olhar apenas para o faturamento nos relatórios de desempenho. Acontece que o aumento no faturamento pode ocorrer por diversas razões: chegada de novos clientes por expansão do mercado ou fechamento de um concorrente, por exemplo.
Não quer dizer necessariamente que sua empresa está fazendo um trabalho espetacular. Claro que, se os clientes continuam pagando e outros estão interessados em fazer negócio com você, sua empresa tem méritos.
Mas não é só isso que importa. Como dissemos, há sempre o que melhorar: você pode otimizar processos, acelerar procedimentos burocráticos, reduzir custos e melhorar o fluxo de informações. Por em prática mudanças assertivas nos processos pode levar a logística da sua frota de cargas a outro nível.
Treinar sua equipe
Para pôr em prática novos processos de logística, você irá precisar muito de uma equipe capacitada. Colaboradores de qualidade são indispensáveis para extrair os melhores resultados.
Por isso, o primeiro passo é investir em cursos internos de capacitação. Você já conhece sua equipe e sabe no que cada indivíduo pode aprimorar em termos de performance para que os objetivos sejam alcançados.
Você pode começar fazendo os treinamentos que apontamos aqui!
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