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    Tecnologia da informação aplicada à logística: um guia para gerentes de tecnologia

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    O mercado para profissionais de TI vem crescendo gradativamente, a partir da incorporação de múltiplas tecnologias em diferentes segmentos. No setor de transportes, além de liderar soluções para automação de serviços, otimização de processos internos e de logística, a área de tecnologia da informação aplicada à logística vem desempenhando um papel estratégico na redução de custos operacionais.

    Um departamento de tecnologia bem articulado pode programar ações que evitam a evasão de receitas que, às vezes, passa despercebida por outras áreas da empresa.

    A seguir, confira um guia completo de como o gerente de tecnologia pode desenvolver ótimas ferramentas de TI para empresas de transportes.

    Se for preciso, mude a visão da sua empresa sobre TI

    Ainda há gestores que enxergam TI apenas como equipe de reparos de impressora, notebooks ou internet. Piores são os que entendem o TI apenas como um custo, em vez de um investimento.

    Não adianta contratar um serviço de TI especializado em transportes e esperar que os resultados venham. É exigida uma sintonia fina entre o setor comercial e de tecnologia para que a parceria dê os resultados estimados.

    • Ora, para que você precisa do serviço de TI?
    • Quais são os objetivos?
    • Quais metas devem ser alcançadas?

    Com isso em mãos, é possível dar início aos trabalhos.

    A equipe de TI pode criar sistemas eficientes de processamento, que diminuam o trabalho manual e acelerem os processos. Portanto, melhoram o rastreamento da frota de transporte coletivo ou dos itens transportados, enxugam operações burocráticas e garantem mais velocidade aos despachos fiscais.

    De forma geral, a tecnologia deve ser usada para apoiar o negócio. Quanto maior o nível da integração dos dados, mais informações a empresa tem à disposição para conquistar e fidelizar clientes.

    Há algum tempo atrás, bastava dar informações técnicas sobre o produto para captar o comprador. Hoje em dia, é preciso muito mais para obter a fidelização. Nesse novo panorama do mercado, a área de tecnologia deve trabalhar em conjunto com o comercial, explicando como se dão os processos de funcionamento das ferramentas.

    Mais do que a tecnologia em si, o que importa são os resultados que ela gera. O fruto desse investimento é a redução do tempo de trabalho para alcançar uma meta, potencializando as horas produtivas da sua equipe.

    Faça a tecnologia da informação aplicada à logística gerar valor para a companhia

    O gestor de tecnologia necessita compreender que TI deve ir além de administração de redes internas, manutenção do banco de dados e conserto de aparelhos. É claro que você tem que fazer isso também. Contudo, o que separa os excelentes profissionais dos medianos é dar algo a mais, a busca incessante por inovar e entregar sempre mais do que o estimado.

    Para fazer isso, antes de tudo, o gestor de tecnologia precisa entender a urgência da empresa.

    • Do que ela precisa?
    • Quais são os pontos fracos operacionais?
    • Quais resultados ela quer obter?
    • Quais objetivos podem ser alcançados?
    • Quanto dinheiro em caixa há disponível para o investimento?
    • Em quanto tempo a tecnologia dará retorno operacional e financeiro?

    O gerente de tecnologia de transportes precisa pensar e agir como um empreendedor: se enxergar a companhia como um todo e não departamentos isolados, ficará mais fácil saber o que vai impactar positivamente o desempenho do negócio.

    Proponha soluções que funcionem na sua empresa

    Como saber quais soluções servem à minha empresa? Como dissemos anteriormente, essa resposta só é obtida após uma entrevista básica com a empresa, para entender quais são as fraquezas que podem ser aprimoradas com a tecnologia. Cada transportadora tem seus pontos fracos e fortes, suas necessidades e qualidades.

    É improdutivo pensar que a mesma solução funcionará do mesmo jeito em cenários distintos. Às vezes uma funcionalidade é inútil para um empreendimento e é a galinha dos ovos de ouro para outro.

    Mas, sim, existem funcionalidades básicas e eficientes que a sua empresa pode implantar:

    • Rastreio de volumes
    • Automação de armazém
    • Sistema de comando de voz
    • GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos
    • Controle de equipe em campo
    • Videoconferência
    • Telemetria
    • ERP integrado
    • Dashboards
    • Sistema de monitoramento embarcado (DVR veicular + Sistema de gestão de imagens)

    Cada opção desse leque de aplicações tecnológicas pode servir ou não para a sua empresa. Cabe ao gerente de tecnologia apontar quais as prioridades do empreendimento, quer dizer, o que irá influenciar de imediato no rendimento da equipe.

    É verdade que as soluções não são baratas.

    Porém, do mesmo modo, se bem usadas, é um investimento de bom retorno a médio e longo prazo, que justifica o ROI, diminui o custo e incrementa a produtividade, gerando mais faturamento.

    Prove como TI ajuda a reduzir os custos

    O RH costuma ser o departamento mais custoso em transportadoras. Ter um grande corpo profissional acaba aumentando também os gastos com comunicação interna (rádio, celular e e-mail) e manutenção. A questão é que as empresas de transporte estão apenas começando a investir em tecnologia para acelerar processos antes manuais.

    Nesse sentido, a tecnologia deve intervir especialmente no aperfeiçoamento dos processos. Simplificar as operações e cortar a burocracia é uma das principais missões do departamento de TI numa empresa.

    Não se trata de buscar a tecnologia pela tecnologia apenas, e sim construir mecanismos – indispensáveis – de potencialização de crescimento para a companhia: menos custos, mais produtividade, mais vendas, mais faturamento.

    O resultado?

    Mais lucro.

    Certifique-se de contar com profissionais qualificados no seu time de tecnologia da informação aplicada à logística

    Por mais que o empresário de transportes invista em tecnologia, os resultados só irão aparecer se houver uma equipe capaz de tirar o máximo possível das soluções.

    Você pode ter o melhor sistema informatizado de gestão, bons veículos, uma excelente infraestrutura e dinheiro à sua disposição.

    Contudo, não vai ganhar da concorrência se a equipe não for qualificada.

    • Para que investir em câmeras embarcadas se o motorista não está capacitado para colocá-las em pleno funcionamento?
    • Ou se não há ninguém capaz de fazer o monitoramento no centro de operações da empresa?

    De nada adianta.

    Aí sim, a TI se transforma apenas num custo a mais, num enfeite improdutivo.

    Até antes do processo de implantação, a qualificação da equipe de tecnologia da informação aplicada à logística é imprescindível. Para instalar uma solução eficaz na sua empresa, é preciso que os departamentos analisem a fundo as necessidades do empreendimento.

    Diagnósticos imprecisos resultam em soluções que podem até ser úteis, mas que não vão afetar decisivamente os processos e tampouco semear resultados efetivos.

    Quer saber mais sobre TI para transportes? Acesse o blog da Busvision e fique por dentro do que está sendo praticado no mercado.

    Manual do Gestor de frotas

    By | 2020-04-09T20:41:31+00:00 novembro 14th, 2016|Busvision|Comentários desativados em Tecnologia da informação aplicada à logística: um guia para gerentes de tecnologia

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